https://sinergiamc.com.br/index.php/sce/issue/feed Sinergia Casa Editorial 2022-06-22T00:58:18+00:00 Open Monograph Press <p>sumario da editora</p> https://sinergiamc.com.br/index.php/sce/catalog/book/2 Mosaico Acessível 2022-06-22T00:58:18+00:00 Adriana Barufaldi contato@sinergiamc.com.br Aline Silva De Bona contato@sinergiamc.com.br Andréa Poletto Sonza contato@sinergiamc.com.br Andréia Teixeira Inocente contato@sinergiamc.com.br Bárbara Machado contato@sinergiamc.com.br Bruna Poletto Salton contato@sinergiamc.com.br Bruno Kenji Nishitani Egami contato@sinergiamc.com.br Carina Loureiro Andrade contato@sinergiamc.com.br Carina Paim da Silveira contato@sinergiamc.com.br Carla Ariela Rios VIlaronga contato@sinergiamc.com.br Carlos José de Almeida Pereira contato@sinergiamc.com.br Clarissa Haas contato@sinergiamc.com.br Daner Silva Martins contato@sinergiamc.com.br Eliane Mahl contato@sinergiamc.com.br Erliandro Felix Silva contato@sinergiamc.com.br Everaldo Carniel contato@sinergiamc.com.br Gisele Fraga do Nascimento contato@sinergiamc.com.br Ivonete Nascimento Castro contato@sinergiamc.com.br Joilma Pereira dos Santos contato@sinergiamc.com.br Kauã Akira Fernando Porrio Nakayama contato@sinergiamc.com.br Luana Monique Delgado Lopes contato@sinergiamc.com.br Maria Cristina Viana Laguna contato@sinergiamc.com.br Maria do Carmo Neves Cardoso contato@sinergiamc.com.br Naiara Greice Soares contato@sinergiamc.com.br Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo contato@sinergiamc.com.br Sabrine de Oliveira contato@sinergiamc.com.br Simone Cazzarotto contato@sinergiamc.com.br Taiana Valencio da Silva contato@sinergiamc.com.br Woquiton Lima Fernandes contato@sinergiamc.com.br <p>a questão da acessibilidade e o uso de tecnologias assistivas são aspectos inerentemente e positivamente desafiadores para educadoras e educadores. tanto mais num contexto de constante esforço por parte das instituições de ensino, no sentido de implementar políticas de inclusão. tal constatação reforça a importância da produção e da difusão de conhecimento sobre esses aspectos, bem como o compartilhamento de práticas pedagógicas correlatas. além disso, o caráter desafiador desses aspectos ganha contornos ainda mais intensos no âmbito da educação profissional, dada a própria natureza dessa modalidade. a formação com pretensões de omnilateralidade voltada para o mundo do trabalho, que já costuma encontrar grandes obstáculos numa sociedade ainda permeada por valores concorrenciais e excludentes, vê tais obstáculos ampliados e intensificados quando colocada a necessidade de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais específicas.</p> <p>Do ponto de vista institucional, a escola é frequentemente confrontada com uma série de limitações estruturais para o pleno acesso dos estudantes à inclusão e à garantia de seus direitos. Salas e laboratórios adaptados, disponibilidade de tecnologias assistivas e recursos humanos especializados ainda são uma realidade distante da maior parte das instituições escolares. Há, portanto, questões materiais objetivas que ensejam políticas públicas voltadas para a melhor estruturação destes espaços. Contudo, há uma dimensão também cultural, comportamental, ou atitudinal, igualmente desafiadora para o processo de inclusão, que envolve a responsabilização de cada indivíduo partícipe do processo educacional inclusivo. Não há como “terceirizar” a responsabilidade pela inclusão, ela depende invariavelmente da disposição de gestores e educadores, em um amplo diálogo com os estudantes e suas famílias, para o delineamento desse objetivo e efetivação das estratégias para alcançá-lo. Um currículo acessível, ou uma adaptação curricular, só torna-se uma realidade quando o estudante é compreendido em suas necessidades e o exercício docente é pautado pelo olhar particular sobre cada indivíduo. Para isso, torna-se imprescindível que a formação docente reveja seus pressupostos, tornando-se cada vez mais uma formação para a diversidade e para o acolhimento, permeável a práticas pedagógicas inovadores em cada etapa do processo de ensino, do planejamento, escolhas metodológicas, à avaliação.</p> <p>É nesse sentido que o livro Mosaico Acessível — Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional vem trazer sua contribuição. Colegas educadoras e educadores de diversos Institutos Federais, seja na condição de docentes ou de técnicos administrativos em educação, compartilham aqui práticas, experiências e reflexões sobre acessibilidade e tecnologias assistivas, inspirando uma melhor compreensão e maior engajamento no trabalho junto aos estudantes com necessidades educacionais específicas, colaborando, de alguma forma, para o fortalecimento das políticas de inclusão.</p> 2022-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Sinergia Casa Editorial https://sinergiamc.com.br/index.php/sce/catalog/book/1 Direito à cultura no século XXI: percalços e desafios interdisciplinares 2021-09-30T00:40:52+00:00 Bárbara Cristina Kruse contato@sinergiamc.com.br <p>Bárbara Kruse apresenta ao leitor um estudo multidisciplinar que reflete a sua trajetória acadêmica – formada em Geografia, Direito e História, Especialista em Direito Aplicado, Mestre em Gestão do Território e Doutoranda nas Ciências Sociais –, a autora propõe uma análise sobre a cultura no Brasil, contextualizada na ordem mundial neoliberal, no movimento dialético entre a mundialização cultural e nas singularidades locais e na distinção cultural personificada nas classes sociais. Essa capacidade de dialogar com várias frentes, de elucubrar sobre ‘cultura’ e ‘patrimônio cultural’ – temas transversais em várias ciências –, nos é oferecida de forma muito interessante e complementar, pois além da Geografia, História, Sociologia, Economia e Filosofia, eis que aparece o Direito. Entender a aplicabilidade da legislação em questões culturais e patrimoniais é uma condição que favorece o direcionamento das ações em prol dos direitos sociais pela cultura e pela valorização e preservação da memória social. A legislação também é ferramenta contra as ações impostas por governantes omissos ou mal-intencionados que aniquilam a liberdade que qualquer manifestação cultural possa ter e exercer.</p> 2021-09-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Sinergia Casa Editorial